Placa de Vídeo pra Notebook! Como funciona? Tem pra comprar?

Esta é uma pergunta muito frequente por donos de notebooks que tem modelos relativamente ultrapassados e estão interessados em rodar alguns jogos mais pesados.

A ideia é sempre a mesma: fazer um upgrade no equipamento, seja ele trocando a placa existente ou colocando uma externa, ou até improvisando com uma computador do tipo desktop.



Poucos notebooks permitem a troca da placa de vídeo GPU

São raros os modelos que permitem trocar a placa de vídeo do notebook (GPU), apenas equipamentos com o chamado slot MXM permitem com facilidade. Mas eles são geralmente especiais do tipo GAMER (aqueles bem caros e completos, do tipo acima de R$ 5 mil reais). Portáteis do tipo Alienware, MSI e Clevo podem ter esta possibilidade, mas vale lembrar que não são todos.

  • INTEGRADAS: A maioria dos notebooks populares a venda no Brasil são do tipo que tem placa de vídeo integrada ao processador, ou seja, não tem uma placa de vídeo física, ela está dentro do processador.
  • DEDICADAS: No caso dos modelos eu tem placa dedicada, a maioria é soldada junto a placa, não dá para remover de forma simples.

Dificuldade em encontrar placas de vídeos compatíveis com Notebook.

Tanto a ATI Radeon (agora AMD) quanto a Nvidia tentaram fazer placas de vídeo com possibilidade de troca dos notebooks a anos atrás, mas este padrão não pegou:

  • ATI veio com o padrão AXIOM
  • e a Nvidia veio com o padrão MXM

 

notebook asus pode receber placa externa com dock especial

A modelo da Nvidia até fez um pouco mais de sucesso, mesmo assim não foi para frente, você não acha estas placas para comprar com facilidade (só importando e olha lá se achar!)

Recentemente fizemos uma postagem sobre alguns Kits de Placa de Vídeo Top de linha que a empresa Eurocom lançou ao mercado, incluindo modelos como módulos da NVIDIA, como o GTX 780M, GTX 880M, GTX 970M, GTX 980.

Acessórios especiais

Algumas fabricantes de notebooks também fizeram acessórios exclusivos para determinados modelos, um módulo externo para você encaixar no seu equipamento e turbinar, alguns incluem placa de vídeo dedicada, melhoria no processamento e alguns até tem bateria extra. Mas entra no mesmo caso, são raros, exclusivos e bem caros!

Dificuldade em encontrar Drivers caso achem uma placa de vídeo compatível.

Caso você tenha sorte de seu notebook ser compatível e encontrar uma placa para comprar não ache que você é tão sortudo assim. Ainda tem que torcer para que os drivers de instalação da placa (aqueles softwares que você tem que instalar para o Hardware se comunicar com o Windows) estejam disponíveis e compatíveis com o seu modelo e marca de notebook.

Placa de vídeo externa para Notebook (oficial para comprar)

Outra grande questão que muita gente pergunta: posso colocar uma placa de vídeo externa no notebook? Onde comprar placa de vídeo externa?

Minha resposta: Pode sim, mas você não acha para comprar facilmente!

Isso mesmo, se você pesquisar vai ver várias notícias antigas ou até mesmo recentes, de fabricantes anunciando placas de vídeo externas que prometem inovar o mercado, mas até hoje nenhuma delas “vingou”, ou seja nenhuma virou comercialmente viável.

Placa de Vídeo pra Notebook! Como funciona? Tem pra comprar?
4 (80%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *