Saiba como escolher um Cartão Micro SD

Os cartões Micro SD tem se tornado um acessório indispensável quando compramos ou ganhamos um smartphone. Mas você já se perguntou quais fatores determinam a diferença entre um cartão de memória bom e um ruim ?!.

É claro que com o nosso cotidiano ” corrido “, acabamos não prestando atenção em alguns detalhes que infelizmente passam despercebido por nós, muitos desses detalhes podem acabar causando algum tipo de dano em seu aparelho, causando até mesmo a perda total de seus arquivos. Infelizmente isso é algo bem comum, acredito que uma das principais causas para tal problema é a falta de informação oferecida na WEB quanto a esse assunto, mas não se preocupe, nós o ajudaremos a como encontrar um cartão Micro SD de qualidade e que dure por anos ( se bem cuidado ) e não cause danos em seu aparelho, Antes de começarmos é importante que algumas perguntas sejam respondidas.




 

PRINCIPAIS DÚVIDAS

1°) Todos os Cartões são iguais?

R: Não! Essa é uma das maiores dúvidas que são feitas pelos usuários; mas saiba que cada cartão apesar de possuir a mesma quantidade de armazenamento eles NÃO são iguais. Mas como isso pode ser possível?. Bem, os cartões possuem uma classe, isso serve para informar ao comprador a velocidade de transferência de cada Micro SD!

2°)Quais são as classes?

 

3°) Onde posso ver a classe do cartão?

R: Normalmente o valor da classe esta indicado na embalagem ou na frente do cartão ( ver imagem abaixo )

4º) Meu aparelho suporta qualquer tipo de cartão?

R: Mais uma vez a resposta é não! Cada smartphone tem um limite de expansão que podemos utilizar usando um Micro SD. Não é difícil para saber qual a capacidade máxima de seu aparelho, basta ler o manual que o acompanha ou buscar por sua ficha técnica no site da fabricante.

SUAS PREFERÊNCIAS

Agora que já respondemos algumas das principais dúvidas chegou a hora de um fator pessoal e extremamente decisivo: suas preferencias!

Antes de procurar algum tipo de armazenamento externo você deve ter em mente qual sera o uso destinado a tal acessório, confira alguns dos principais fatores:

  • Mídia: Fotos, Vídeos e músicas
  • Arquivos para trabalho
  • incorporar a memória do dispositivo
  • Transferência de Apps
  • Produção de Conteúdo

O primeiro fator é o mais comum, se você for utilizar seu cartão apenas para salvar fotos, vídeos e músicas não há necessidade de escolher um cartão classe UHS 3 apenas para realizar tal serviço, eu compraria um com classe 6 ou até mesmo classe 10.

Agora se você trabalha utilizando câmeras fotográficas o assunto muda um pouco, obviamente que não podemos de forma alguma comprar um classe 2 para realizar esse ” serviço “,  seria um grande equívoco! Por isso quando se trata de fotos ou vídeos profissionais recomendamos cartões com classe acima da 10; desta forma a transferência dos arquivos será bem mais rápida de fluida.

CUIDADO COM O GOLPE!

Não é de hoje que a falsificação é algo bem presente em nosso país, mas como já dissemos anteriormente, comprar um cartão pirata pode danificar seu smartphone, ou seja, compensa mais gastar com um micro SD de qualidade do que ter dor de cabeça por comprar algo pirata que danificou seu celular. Mas afinal, como evitar comprar algo falsificado?

A pergunta acima pode ter um grau de complexidade um pouco maior do que estamos acostumados, isso se deve ao simples fato de que as falsificações vem a cada dia se assemelhando grandemente aos produtos originais, por isso é importante que você desconfie de preços abaixo do valor padrão de mercado, e vale lembrar que é sempre bom comprar apenas em lojas de confiança e que possua certa credibilidade no mercado.

 CONCLUSÃO:

Após conferir todos os tópicos acima acredito que você já deve ter escolhido seu cartão, mas caso ainda não tenha escolhido aconselho pensar bem sobre quais serão suas necessidades, é claro que um cartão classe UHS 3 é extremamente útil, mas será que suas necessidades pedem realmente esse tipo de cartão?

Afinal, esses são itens nada baratos, e sabendo quais serão suas necessidades você pode economizar um bom dinheiro e mesmo assim adquirir um Micro SD de qualidade! Lembrando que a SanDisk e Samsung possuem assistência aqui no Brasil, então é bom optar por marcas que lhe ofereça suporte caso o produto ofereça defeito.

Saiba como escolher um Cartão Micro SD
Avalie esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *